PROJETOS A VENDA

quinta-feira, 31 de março de 2016

Organização - Faça sua tabela do tempo!

Oi pessoal! hoje vim falar sobre um assunto muito importante para nós artesãs, em janeiro deste ano eu escrevi um texto sobre isso e se você não leu vou deixar o link aqui: Organização, faça o seu trabalho artesanal render! 

Este texto fez tanto sucesso que pensei em dividir mais experiências com vocês, nos organizar em tudo na vida é muito importante, administrar bem o nosso tempo faz com que ele renda mais e nós não ficamos com aquela sensação de trabalhar muito e render pouco!

Hoje vou abordar mais o fator encomendas, como calcular o prazo de entrega para não se sobrecarregar, não deixar o cliente esperando e "queimar o seu filme" e não deixar de ser produtiva! 

 Calcule quanto você gasta de tempo em cada trabalho!

Talvez você ache chato, mais esta parte é muito importante, anote quanto tempo leva para pintar uma fralda por exemplo, mesmo que você a faça em várias etapas, mais anote todos os minutos que você estiver trabalhando.

Isso fara você ir percebendo o tempo que você gasta em cada encomenda e depois de alguns meses você terá sua tabela de tempo, por exemplo:

1 fralda = 1 hora para finalizar,  isso é só um exemplo você pode levar muito mais ou até menos, depende mesmo do seu trabalho! 

1 panô = 3 h

1 Toalha = 2h

E por ai você vai, Ai você me pergunta: para que isso? o importante é fazer e pronto você pensa, dai eu te pergunto ta rendendo o seu tempo? esta tendo tempo de folga? dai você pensa sim obrigada! Então eu te falo estas dicas não são para você. 
Mais caso você pense aflita Nãoooo, ai eu te falo calma amiga vou te ajudar!

Eu trabalho com isso a mais de 15 anos se eu não tivesse aprendido com meus erros hoje eu não trabalharia mais com isso com certeza, mais a boa notícia é que você não precisa de 15 anos para aprender, pois nesta vida podemos aprender com as outras pessoas que tem mais experiência que nós em certa área e nos poupar tempo, vou te explicar tim tim por tim tim!!!!

Sua tabela de tempo é muito importante pois com base nela você vai saber o quanto de encomenda pode pegar por semana, é muito importante você deixar os finais de semana livre, não que você não precise trabalhar aos finais de semana, mais não coloque eles na hora de calcular os prazos de entrega, nós sabemos que imprevistos acontecem, crianças ( para quem tem filho) e nós ficamos doentes, as vezes surgem um convite de última hora, enfim relaxa você merece descanso também.

Caso esteja bem, com tempo livre no final de semana, adiante suas encomendas isso é sempre bom!

Vamos inventar uma Cliente, ela se chama dona Rita e te liga:

Oi Mariana tudo bem?

Preciso urgente de 5 fraldas porque o bebê da minha sobrinha nasceu JÁAA!!!! 
(quem se identifica??) não são todas as clientes assim, graças a Deus a maioria pede bem antes, mais tem sempre aquelas que pendem hoje, para entregar ontem, de boa qualidade e bem baratim rsss tem ou não tem?

Mais voltando ao assunto você vai responder assim para Dona Rita, agora estou trabalhando só com agenda de entregas, pois quero proporcionar aos meus clientes qualidade, e na correria fica impossível, pode agendar para daqui 15 dias a entrega?

Dona Rita pode te responder nãoooooooo e desligar!

Acontece isso pois nem todo mundo tem bom senso, artesanato é feito com as mãos, não é feito por uma máquina, mas não adianta você trabalhar só por dinheiro, fazer as coisas correndo pra entregar e ouvir depois um CREDO, pensei que seria melhor, ou você se matar de fazer e depois ficar estressada e doente.

Vale mais a pena confiar em Deus, fazer as coisas com qualidade e ter certeza que se alguns vão embora muitos voltarão, pois seu trabalho vai estar com mais qualidade e você vai ficar bem!

Por isso calcular bem os preços é importante (mais isso é assunto para outro post) se não você vai dormir lendo meu texto, acorda amiga, esta acabando! rsrs

Um outro dia dona Ivone outra cliente liga e pede 10 fraldas, você explica sobre a agenda ela reponde que tudo bem, e depois de falar, daqui 15 dias posso te entregar! Fecham o pedido.

Dai você marca em sua agenda, já sabe que vai levar 1 semana para terminar, pois leva 1 hora para fazer cada fralda (olha ai a importância da sua tabela de tempo) sabe também que só tem livre 2 horas por dia para trabalhar com artesanato, mais já tem pedidos na frente ( isso é só um exemplo) cada pessoa tem que adaptar isso a sua realidade!

Então ficou fácil, você precisa de 5 dias úteis para finalizar, mais mesmo que não tenha encomendas na frente, você não pode passar a ela 5 dias, passe pelo menos 7 dias ( uma semana) para ter o final de semana livre no meio, caso aconteça algum imprevisto, você compensa no final de semana!

É isso amiga! tenho certeza que se você anda perdida, vai se encontrar, comece hoje mesmo a montar sua tabela de tempo, depois aplique as novas encomendas sua agenda!!!!

Sucesso pra você, um beijo enorme e até breve...














8 comentários:

  1. Adorei!!!
    Parabéns, você é demais.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a dica,vou começar hoje mesmo a marcar o meu tempo.e obrigada vc como sempre é brilhante Beijos minha linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo flor, vai ver como é útil, obrigada pelo carinho! Beijos

      Excluir
  3. Boa noite Mariana adoro seus trabalhos, boa dica, tentei comprar os pincéis que vc mais usa mais aqui onde moro está difícil de encontrar... obrigada por mostras um pouco do seus trabalhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço o carinho flor, no site da condor eles tem uma lista de lojas que vendem o produtos deles online, dá uma passadinha lá =) beijos

      Excluir