Qual pincel eu uso para contornar?

 Frequentemente as pessoas me perguntam qual pincel uso para contornar meus trabalhos, querem saber se existe um pincel especial. 

 Tenho que dizer que não existe um pincel e uma numeração ideal para todos, cada artista se adapta melhor com uma marca e numeração, eu uso o pincel da marca Tigre ref. 308 2/0.



Dicas para um contorno mais fino e bonito

 Em primeiro lugar paciência o trabalho manual tem valor justamente por ser feito com carinho e muita calma.

 Treinem é preciso praticar para se aperfeiçoar, alias como quase tudo na vida, imagina se um bom jogador de futebol decide que não precisa mais treinar no minimo vai ficar sem preparo físico, com a arte de pintar não é diferente quanto mais treino melhor desempenho.

 Ao escolher um pincel observe se as cerdas estão bem unidas isso facilita.

 Não deixe o pincel de contorno mergulhado no potinho que você usa para lavar os pinceis, não a cerdas que resistam e elas entortam e pincel com cerdas tortas não ira nos ajudar.

 Quando for contornar um desenho e notar sua tinta grossa você pode colocar algumas gotinhas de água ou diluente para tinta de tecido pois a tinta estando mais fina facilita na hora do contorno e ele fica mais bonito, só não deixe a tinta muito mole ela não deve pingar do pincel.


 É isso não a segredos pelo menos eu não tenho, só carinho, dedicação e muito treino.

 Muita gente fala que pintar é um dom eu concordo e discordo, é um dom apreciar a arte de pintar, mais sem praticar nada se aperfeiçoa.

 Cada um é único por isso existem trabalhos parecidos mais ninguém executa nada igual ao de ninguém, o importante é termos como meta melhorar sempre!